Barbarie

No Brasil ouvimos com certa freqüencia a idéia auto-contemplatória de sermos um povo alegre ( ”o brasileiro é quem sabe fazer festa ”) , pacífico (”o Brasil é que é o país, não tem problema com terrorismo, não brigamos com niguém”) paciente( ”a esperança é a última que morre”), tranqüilo e amigo e caloroso…(“eles os estrangeiros são frios, nós não, nós sabemos acolher, estamos sempre com os braços abertos,etc.”).

O auto-engano é algo terrível.

{Violência

Assaltante de ônibus é linchado até a morte no Recife
Publicado em 14.10.2005, às 20h04
Do JC OnLineCom informações de Sílvio Menezes, do JC

Um assalto a um ônibus ocorrido no final da tarde desta sexta-feira, na BR-101, nas proximidades da Mangabeira, Zona Norte do Recife, deixou um saldo de duas pessoas mortas e uma ferida. Entre as vítimas fatais está um passageiro e um dos assaltantes, que foi rendido por um grupo de passageiros e linchado até a morte. Cerca de 30 pessoas estavam no ônibus interestadual da empresa Progresso, que ia do Recife para João Pessoa, na Paraíba.
Dois homens armados subiram no coletivo, que vinha do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), em um ponto de ônibus localizado nas proximidades do terminal da Macaxeira. Pouco tempo depois, já na Mangabeira, eles anunciaram o assalto. Um deles se posicionou na parte da frente do veículo, de onde começou a recolher os pertences dos passageiros, e outro na parte de trás. Um dos passageiros discutiu com o bandido na traseira do veículo, sendo ameaçado com uma arma na cabeça. O irmão da vítima, o vigilante Gilmar Raimundo da Silva, 25 anos, ficou assustado e reagiu. Ele foi baleado na boca e morreu no local.
Na confusão, um grupo de passageiros conseguiu render um dos assaltantes e linchá-lo. O bandido morreu a caminho do hospital. O motorista do veículo também foi ferido com um tiro no pé, mas está fora de perigo. Já o outro assaltante conseguiu fugir com o dinheiro e pertences dos passageiros.}

… Não, violentos são os dinamarqueses. Os “cidadões de bem” do Brasil não cometeriam um crime tão ignóbil quanto o do assaltante tido como “mau elemento”. Não. O linchamento, apenas uma brincadeira lúdica no país do futebol, é brincar de quem chega primeiro na casa de Jesus. Por isso vamos armar ou deixar armados os nossos tais “cidadões de bem”, fazedores de justiça com as próprias mãos! Digamos sim, com o não, ao nosso paraíso hobbesiano! Nunca uma frase parece fazer tanta ressonância: olho por olho e o mundo(brasileiro) terminará cego. Uma nação de sega-vidas! E então é verdade que o prefixo cida da palavra cidadão equivale mais, no Brasil, ao sufixo cida da palavra homicida, aquele que mata… Votar sim não mudará muita coisa, mas votar não tem um significado simbólico importante: estamos na terra do salve-se quem puder!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s