Alguns links interessantes para papais e afins

Passei uma boa semana desconectado da internet.  Estou num clima melancólico, pensando e repensando minha paternidade. Por isso volto ao mundo internético para dividir com vocês textos como esse aqui, linkado por uma amiga lá no Facebook.  O texto fala sobre educação dos filhos, sobre proteção, vida, etc. A tese não é nova: nossa geração não prepara os filhos para a vida, apesar de capacitá-los tecnicamente para exercer profissões. Mas o escopo psicológico achei legal, porque trata de maneira direta o enfoque pedagógico da relação entre autonomia e o sentido existêncial da falta, da perda, etc., o que dimensiona  muito bem um papel-chave da parte da educação que cabe aos pais. Gostei.

Mas como a falta e a perda não podem uma viver sem a outra, li esse outro excelente texto de um pai aparentemente mais amalucado do que eu: aqui. O texto vale por várias razões. Mas uma que me é particularmente cara é a verdadeira tiração de onda (trollagem genial!) do ethos acadêmico dos eu nasci lendo Hegel e dos  eu jogava dominó fazendo cálculos de probabilidade presentes no narcisismo pos-factum ou pos-fectum de tantas intelectualidades.

Ser um pai é difícil.No meu caso, porque ser bom siginifica entender que não preciso ser um pai-sociólogo. Como também não seria bom ser um marido-cientista, isso desvirtuaria do metier, né não?

Bem, findo dizendo que só tenho o que aprender daqui para frente. No futuro próximo terei muitas lições a receber de minha filha, tal como esse casal de pais brasileiros – que admirando o estilo de vida mais austero dos filhos, estes fazendo parte da classe média européia – pode se oferecer um contra-ponto de estilo de vida para tanta insanidade tupiniquim.

Deixe uma resposta

