O retorno acadêmico… mas nem tanto. (Notinha sobre “Mozart: sociologia de um gênio”)

Sem tempo nem empolgação para alimentar o blog, aqui estou de volta porque, como dizem por ai, não existem ex-blogueiros.  Decidi dar mais uma sobrevida ao espaço, agora mudando um pouco o formato dos textos. A ideia é ser mais relista comigo mesmo, e ir deixando aqui  postagens mais curtas, comentários de leituras feitas, debates do FaceBook e, meu vício do momento, as notinhas de leitura que faço para cadastrar meus livros no aplicativo Book Collection. O legal de ir fazendo isso é que, nos momentos nos quais postarei textos de análise mais detida, os 2.1 leitores do blogue poderão seguir o rastro de leituras que mediaram as opiniões por mim defendidas, tendo acesso ao banco de dados das argumentações feitas por esse blogueiro de araque. Além, claro, de ser uma forma de trocar leituras, e blá-blá-blá.

***

A notinha de hoje é sobre um livro fantástico de sociologia. Trata-se de “Mozart : Sociologia De Um Gênio” de Norbert Elias.  É um dos melhores livros de sociologia que já li. Apesar de ser uma obra inacabada, e talvez por isso mesmo  tão instrutiva do ponto de vista metodológico, o conteúdo e o trabalho analítico não deixam dúvidas ao leitor: há por trás da narrativa um minucioso exercício de composição sociológica que vai equilibrando as partes do livro entre si. Tal equilibrio é fruto de uma erudição enorme graciosamente usada a serviço da análise, de modo que o uso do volumoso material empírico ajuda a revelar as nuances da vida de Mozart capazes de impimir um veio explicativo ao seu fim melancólico.

Elias, sociólogo com competência de historiador, toma como pano de fundo sociológico a transição da arte de artesão (art artisanal) à arte dita independente. Articulando como poucos de sua geração as informações macro e mirco-sociais – ( macro: Elias se pergunta sobre as razões da mundança de posição social do artista, pergunta-se também que modificações de formas artisticas podem ser explicadas pela transformação  da situação social do artista ), ( micro: o autor usa volumoso material informando sobre os diversos aspectos da socialização primária de Mozart, as relações familiares e afetivas, etc.) -, Elias termina por compor uma explicação robusta para questões deixadas em aberto por uma vasta tradição biográfica do célebre músico.

Para dar um gostinho de quero mais:

” Hoje, quando o simples nome de Mozart para muitos se tornou símbolo do maior prazer musical que nosso mundo conhece, pode parecer incompreensível que um homem dotado de tais poderes mágicos de criatividade pudesse ter encontrado morte prematura – levando consigo para a sepultura inimagináveis criações musicais ainda por compor – porque a falta de amor e generosidade das pessoas aprofundou as dúvidas quanto ao valor e o significado de sua vida. Pode parecer especialmente difícil acreditar-se nisto quando o interesse é apenas por sua obra, e não pelo ser humano que a criou. Quanto a esse aspecto não devemos nos iludir julgando o significado, ou a falta de significado, da vida de alguém segundo o padrão que aplicamos à nossa própria vida. É preciso indagar o que esta pessoa considerava ser a realização ou o vazio de sua vida.”

As páginas do livro de Elias são reveladoras do valor do esforço da indagação sociológica que, mesmo limitada, buscou reconstruir a trajetória de Mozart recompondo os dilemas humanos do artista.  Uma verdadeira aula para quem gosta de boa sociologia e história da música também.🙂

2 pensamentos sobre “O retorno acadêmico… mas nem tanto. (Notinha sobre “Mozart: sociologia de um gênio”)

  1. Jampa. Não conhecia seu Blog, achei muito interessante, principalmente porque fala da nossa arte, a Sociologia, com um olhar próprio, muito bom quanto ao livro, será minha próxima aquisição, Mozart dispensa comentário numa perspectiva Elisiana então, só conferindo.

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