A falsa igualdade para as crianças com necessidades especiais: uma manhã na Jaqueira

No sábado passado fui ao Parque da Jaqueira brincar um pouco com meus filhos. Foi a primeira vez que vi brinquedos específicos para crianças com algum tipo de necessidade especial por aqui. Poderia passar um bom tempo falando sobre essa tentativa de criação de igualdade exclusivamente para um extrato de privilégio já estabelecido. O debate seria bom, já que em tese o espaço é público de todos, e todas as classes e cores podem usufruir do espaço. Mas o buraco é sempre mais em baixo.

Placa dos brinquedos para crianças com necessidades especiais


Os espaços exclusivos são também, na prática, apesar da placa informar sobre o “uso preferencial”, excludentes. Explico-me: para minha surpresa, as crianças tidas como normais são proibidas de usar os brinquedos que são não de uso preferencial, como diz a placa, mas exclusivo para crianças especiais. Resultado: criou-se uma regra burra para uma ferramenta que por definição deveria ser utilizada para integrar e não separar as crianças umas das outras. Esse jeito de pensar os brinquedos equivale uma versão tosca e racista do uso das cotas na universidade. Qualquer coisa do tipo: reunir todos os cotistas universitários em salas exclusivas para eles. Ora, o instrumento existe para fazer o oposto, trazer para junto, mostrar que as diferenças, que de fato existem, não são limites intransponíveis para convivência, para o viver bem junto. 

20141011_104943Brinquedos para crianças com necessidades especiais
Mas diante da sensibilidade dessa gestão, na qual a paisagem artificial de um playground é usada como modelo de felicidade do prefeito junto aos seus filhos, sinceramente, não me impressiona que a pequena política de um parque de ricos (ainda que não apenas deles), reforce as diferenças mesmo quando a intenção seja aparentemente de combatê-las.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s